quarta-feira, junho 13, 2012

Maços, martelos e baldes só nos faltou a branca de neve e ... os diamantes.

Humberto do GPS a explicar porque é azul ;)
Festa da Espeleo, Dia 1 de 4

Depois do soprador, depois de secarmos um bocado o fato ao sol, decidimos acompanhar outro grupo que iria realizar uma sessão de desobstrução no Algar Azul. Devo confessar que o nome engana um bocado e embora o Hugo Neves do GPS me tenha explicado o porquê ... fiquei a pensar que é mais para o ocre e barrento que azul.
Mas o facto é que (como percebi mais tarde) estas desobstruções têm sido de grande importância na exploração do sistema. Este algar, ainda pouco profundo, promete muito e percebe-se bem o investimento ali efectuado.

Lá em baixo trabalha-se com ganas.
Que me perdoem todos aqueles com os quais já andei a esburacar o chão mas, esta foi a desobstrução mais profissional em que me vi envolvido nesta minha curta carreira na espeleo. Tendas, martelos pneumáticos, um gerador e muita quinquilharia para cavar e sobretudo muito entulho no exterior mostravam claramente a intenção do GPS. Quando cheguei, já o Timóteo do CEAE-LPN e o Costinha estavam no fundo a preparar a desobstrução, uma vez que os trabalhos tinham parado num bloco que entupia uma pequena diaclase. Nada que o martelo pneumático não resolvesse. O resultado de todo este esforço foi de mais cinco metros em direcção ao fundo (atingidos num segundo dia em que já não participei).



Nada de diamantes!

Sem comentários: